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Venda de equipamentos para escritório e artigos farmacêuticos impulsionam bom desempenho do comércio goiano

Comércio goiano cresce 8,1% e registra alta pelo 11° mês consecutivo

Publicada em 13/12/24 às 14:40h - 6 visualizações

por Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás


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 (Foto: Fotos: SGG)
Alta no mês de outubro, na variação interanual, foi puxada por vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

O comércio goiano apresentou crescimento de 8,1% em outubro, na variação interanual, na comparação com o mesmo mês de 2023. O resultado fez com que o setor atingisse a marca de 11 meses com crescimento consecutivo, sequência não vista desde 2014, conforme apuração do Instituto Mauro Borges (IMB).

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também revela que o bom desempenho foi impulsionado pela venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (40,7%), seguido por artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (23,6%).

Nas variações acumuladas no ano e em 12 meses, o crescimento foi de 6,2% e 5%, respectivamente, com altas puxadas pelos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos e hipermercados e supermercados. Em relação à média nacional, o Brasil obteve crescimento de 6,5%, 5% e 4,4% nas variações interanual, acumulada no ano e em 12 meses, respectivamente.

“O registro de onze meses de crescimento consecutivo no comércio goiano reflete o fortalecimento do setor. Esses resultados são muito importantes para o desenvolvimento da nossa economia”, destacou o titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima.

Varejo ampliado
Outro destaque da pesquisa foi a alta do comércio varejista ampliado, cujo crescimento foi de 11,2%. O bom desempenho levou Goiás para a posição de terceiro estado que mais cresce no país no indicador, ficando atrás apenas da Paraíba (11,8%) e Amapá (18,2%). A venda de veículos, motocicletas, partes e peças (27,8%) foi a responsável pelo bom desempenho.

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.



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